quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bolos de Casamento: Um Pouco de História.

Você sabe qual a origem dos bolos de casamento? Vou contar: Na idade média, os noivos tinham o costume de partir pedaços de pão em forma de pássaros. Um pedaço o noivo comia e o outro, pasme, ele espalhava na cabeça da noiva para simbolizar a ruptura do hímem. Com o tempo o pão virou bolo e pouco a pouco esta tradição (ufa!) deixou de existir.
Anos mais tarde eram os convidados que traziam seus bolos de casa para o casamento dos amigos e iam empilhando-os um a um, dando origem ao bolo de vários andares. Mas o primeiro bolo, todo de andares, rebuscado,como nós conhecemos, surgiu no casamento da florentina Catarina de Médicis com o rei da Inglaterra Henrique II.Depois deste casamento, o bolo de noiva (era assim chamado para mostrar que num casamento a noiva é sempre mais importante) virou moda de vez, e quanto maior e mais branco, mais importante era considerada a familia da noiva, já que para conseguir a cor bem branca o açúcar deveria ser da melhor qualidade!
Na década de 50 e 60, os bolos continuavam brancos,mas os tamanhos variavam muito. Era também a moda de andares separados por hastes ou colunas e tudo era feito no glacé, a pasta americana ainda não existia.

Bolo de casamento de Frank Sinatra e Mia Farrow


Bolo de casamento de Lauren Bacall e Humphrey Bogart


Bolo de casamento de Rock Hudson e sua esposa Phillys

Hoje os bolos de casamento continuam sendo um dos componentes mais importantes de uma festa de casamento. Já atendi noivas que por causa do orçamento abriram mão de decoração, de número de convidados,e até da lua-de-mel, mas não do bolo. A foto dos noivos cortando o primeiro pedaço continua sendo um clássico e prova incontestável de que se casaram!
Os bolos da atualidade permitem várias cores e temas, já fiz um bolo que era uma montanha em que os noivos, ambos amantes de esportes radicais, escalavam juntos...
Os casais de noivinhos também mudaram e hoje refletem a personalidade do casal.
A atriz Juliana Paes resolveu utilizar pequenos mini-bolos dispostos em uma armação especial no lugar de um bolo inteiro. Esta idéia é prática e os convidados costumam adorar pois acabam levando um pedacinho do bolo para comer em casa.

Bolo de Juliana

Detalhe ousado do bolo de Juliana: os famosos noivinhos!

Achei um pouco ousado demais este casal de noivinhos, funciona para artistas mas creio firmemente que deve ser evitado para os "normais"...
Mas enfim,o bolo hoje continua reinando absoluto e deve continuar assim por mais dezenas de décadas, para a alegria de quem os ama, como EU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget