sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Au Plaza Athenée


No nosso segundo jantar em Paris, resolvemos ir no Plaza Athenée. Nossa meta era conhecer a cozinha 3 estrelas de Alain Ducasse e para isso tinhamos feito reserva com alguma antecedência. Mas qual não foi a nossa surpresa ao sabermos lá quando chegamos que o restaurante estaria fechado naquela noite!!!! Como assim? Sim senhora, fechado, mas estaremos atendendo na Le Relais Plaza, que é um anexo do restaurante.Foto abaixo:

Lá fomos então para o tal do Relais Plaza meio decepcionados e mais ainda ficamos quando chegamos e vimos que o ambiente era mais informal e bem diferente do que certamente tínhamos imaginado! Mas já estávamos lá então o jeito era relaxar e aproveitar o menu, que ainda era de Alain Ducasse de qualquer maneira.
Vamos lá:
Começamos com um delicioso amuse bouche. Para quem não sabe ainda o amuse bouche, ou traduzindo "alegrar a boca" é como um presentinho ofertado pela casa antes dos pratos pedidos, como se fosse uma entradinha antes da entrada e todos os bons restaurantes franceses tem esta prática. O nosso em questão era um consomê de lagostins com parmesão e estava ótimo:


De entrada eu pedi a que mais peço quando estou em Paris: terrine de fois gras, reparem que havia pedido a mesma coisa no jantar de ontem. Mas este estava soberbo:


Como prato principal pedi um risoto de trufas negras que estava no ponto certo. O risoto chegou com cara de lindo e pra melhorar mais ainda o garçon aparece com uma enorme trufa negra in natura e começa a raspá-la em cima do meu prato. Nem preciso dizer que estava fantástico, preciso?


Ok, pratos aprovados, era a hora da sobremesa e todos se encantaram com a descrição de uma que levava massa de profiterole e vinha com recheio de caramelo. E lá vem o garçon de volta desolé já que só tinha mais uma destas disponível na casa. Tá, a gente divide, fazer o quê, mas traz esta torta aqui de limão que tem cara de ser ótima. E aí, o garçon volta não só com a de limão mas com uma fantástica torta de chocolate com trufas que acabou sendo a melhor sobremesa da noite. E deixa eu contar pra vocês que a que levava caramelo nem estava tão boa assim...



Considerações finais:
Não sei vocês, mas fazer reserva para um 3 estrelas michelin a acabar numa brasserie por mais requintada que fosse(nada contra as brasseries mas não era esse o espírito da noite) não é bem o que esperamos de um serviço que deveria ser impecável! Mas a comida estava ótima, o lugar animado, os preços bem mais acessíveis o que nos permitiu gastar mais com ótimos vinhos, como este aqui abaixo:

No fim das contas foi um jantar que teria sido bem mais aproveitado se estivéssemos exatamente no lugar em que esperávamos estar entende? Tivesse eu feito a reserva para o Relais Plaza, teria adorado! Mas ficamos um pouco com a sensação de pedir suco de laranja e levar um de laranja-lima no lugar.
Amanhã tem mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget