quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Paris: Guloseimas Imperdíveis

Então, gente, desculpa os dias sem postar, mas minha vida está mesmo muito corrida! Hoje tem apresentação da filha no Teatro, meu menor está gripadinho e o ateliê não para!
Pois é, Paris foi tudo de bom mesmo, mas como tudo o que é bom uma hora acaba, nossa viagem também chegou ao fim.
E como eu amo uma listinha, vou colocar aqui cinco guloseimas que você não pode perder jamais em sua próxima viagem à França:

1- Começo logo com o símbolo máximo da patisserie na França, os macarrons do Ladurée! O Ladurée é uma casa de chá das mais tradicionais, senão a mais tradicional de Paris. Sua importância é tamanha, que serviu de inspiração à diretora Sophia Coppola para todo o figurino e fotografia do filme Maria Antonieta.
Existem várias Ladurées em Paris, a mais tradicional (e a que apareceu nas filmagens do último capítulo da série Sex And The City) é a da Rue Royale e a mais entupida de turistas, é claro, a da Champs Elysées.
Entre na fila e se delicie entre os sabores de café, chocolate, frutas vermelhas, limão, caramelo, rosas, entre outras delícias!!!!


2-O sorvete da Berthillon!
Eu achava que o sorvete de caramelo da Berthillon era a melhor coisa que já tinham inventado, mas nesta viagem mudei de idéia e descobri que o sorvete de caramel au beurre sallé (isto é, caramelo com manteiga salgada) é A melhor coisa que já inventaram em matéria de sorvete do mundo!!!! Valeu a pena andar paaacas no Marais atrás da loja matriz (uma portinha pequenina até hoje) mas eu já te passo o endereço para você ir direto:31, Rue St Louis en l'ile
Você vai encontrar outros quiosques da marca espalhados por Paris, mas dificilmente terá nos outros a mesma variedade da matriz. Vá logo!


3-O croque mounsieur do Fouquet's. Tá, reconheço que em matéria de croques, este daí é um pouco caro, tipo este é uns 20€ contra 12 dos demais da maioria dos lugares. Mas este é in-crí-vel!!!! Pense num tipo de queijo-quente só que com o queijo gruyère completamente derretido por cima do pão! Em nenhum outro lugar você vai comer um melhor, então deixe a pãodurice de lado e aproveite! Ah, o Fouquet's fica na Champs Elysées bem ao lado da megaloja da Louis Vuitton.


4-Chocolates. E daí vou citar três nomes: Maison du Chocolat, Pierre Hermé e Pierre Marcolini, este último na verdade um belga cuja loja matriz fica bem no centro de Bruxelas. Mas a de Paris também é ótima. Nestes três endereços você vai se deliciar com trufas dos mais inusitados sabores. Fora que as esculturas feitas pelo Pierre Hermé valem totalmente a visita. Pense numa Torre Eiffel toda em chocolate!

5-Fois Gras. A primeira vez em que comi a iguaria, estava numa brasserie famosa chamada La Coupole. Marido pediu e meu irmão, muito ecologicamente correto, começou a desfiar todos os motivos pelo qual eu jamais deveria pedir tal prato: o pato sofria muito para virar fois gras, enfiavam bebida nele goela abaixo até que o fígado ficasse gordo e ele morria de cirrose, coitado e eu já estava concordando com tudo. Daí veio o tal do fígado, eu provei e entendi naquele momento que seria para sempre um dos meus pratos preferidos! Na boa, se eu fosse pato e fosse ser criado para virar comida do mesmo jeito, preferiria passar a vida enchendo a cara,néam? Vocês não?

O Fois gras você encontra em qualquer restaurante, não dá pra citar apenas um, se no cardápio ele aparecer como prato principal, virá na versão escalope, com a carne levemente grelhada, na maoiria das vezes acompanhado de figos. Fica perfeito se degustado com uma boa champagne ou um bom Sauternes! Já se o prato vier como entrada, ele virá na forma de terrine, que é como um patê, acompanhado de torradas. Todas as duas versões são maravilhosas!

Amanhã posto mais cinco guloseimas imperdíveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget