quarta-feira, 7 de abril de 2010

Os Melhores Restaurantes do Brasil

Responda rápido: Qual a cidade brasileira que mais detem restaurantes agraciados com 3 estrelas do Guia 4 Rodas?
Se você respondeu São Paulo...errou! O maior número de restaurantes 3 estrelas do Brasil pelo famoso guia está no Rio de Janeiro, com quatro estabelecimentos (sendo que um deles é mesmo em Petrópolis), seguido por São Paulo com dois.
É, hoje em dia come-se tão bem em terras cariocas como em São Paulo. Vamos à lista dos melhores do Brasil?

Locanda Della Mimosa
(Al. das Mimosas,30,Vale Florido,Petrópolis, fone 24-2233-5405)

O Locanda, do chef Danio Braga é um restaurante que também é um hotel. Ou seja, você chega,almoça ou janta muitíssimo bem e pode dormir por lá mesmo, com toda a pompa e mordomias garantidas. Quando estive lá, há alguns anos atrás, fiquei intrigada com o prato que pedi, um risoto de açafrão que vinha coberto por uma enorme folha de ouro comestível. O risoto estava delicioso mas a folha em si não tinha gosto de nada servindo apenas para causar impacto- e que impacto! Hoje soube que os menus são fechados e mudam toda a semana, com preço fixo. A adega, que fica sob a piscina, tem mais de 500 garrafas de vinho. Vale a viagem!

Antiquárius (o do Rio)

(R. Aristides Espínola,19,Leblon,Rio de Janeiro, fone (21)2294-1040)
O lugar tem as melhores referências da cozinha portuguesa no Brasil. Não conheço ainda a unidade do Rio, apenas a de São Paulo, também igualmente famosa. Os carros chefes são todos os pratos preparados a base de bacalhau, e claro, os maravilhosos doces portugueses.
A foto é deste site aqui

Le Pré Catelan
(Av. Atlântica,4240,Sofitel, fone (21)2525-1160)

Também não estive lá mas sei que o chef Roland Villard é considerado um dos melhores chefs franceses do Brasil. Prepare-se para um ambiente bem suntuoso, com lustres de cristal swarovski e peça a trilogia de fois-gras.Peguei a foto aqui

Olympe
(R. Custódio Serrão,62) Jd. Botânico, Rio de Janeiro, fone (21)2539-4542)

Para mim, este é o MELHOR restaurante do Rio de Janeiro e o Claude Troisgros, o melhor chef. Já estive várias vezes na casa e gostei de absolutamente tudo o que comi, das famosas codornas à moda FHC à um souflé crepe de sobremesa que até hoje me faz chorar de saudades. A dica é chamar o sub-chef do Claude que é quem dá vida às suas criações, o chef Batista. Ele é super simpático, nos levou para conhecer a cozinha, nos apresentou a todos da equipe e foi de uma gentileza sem tamanho!Aviso logo que se você for ao restaurante de taxi pergunte logo à ele se conhece a rua Custódio Serrão onde fica o restaurante, que é bem complicadinha de achar, se não quiser ficar dando voltas e voltas de carro antes... Na foto, somos eu, meu marido e o chef Batista, que pra quem assiste, está sempre presente no programa do Claude da GNT, o Menu Confiance.

D.O.M(R. Barão de Capanema,549, Cerqueira César, São Paulo, fone (11)3088-0761)

Este aí, o primeiro da lista em São Paulo, dispensa apresentações não é mesmo? Também, o D.O.M é considerado como um dos 30 restaurantes melhores do mundo, apesar de não ter ainda nenhuma estrela no guia Michelin. Lembre que aqui estou retratando os estrelados do Guia 4 Rodas!!!!
Vá de menu degustação e prove um pouco de tudo. Quando fomos, conversamos muito com o próprio Alex Atala (foto), que foi muito simpático, nos falando de suas criações com igredientes do norte do Brasil. A foto, aliás, é do Viaje Aqui

Fasano
(R.Vitorio Fasano,88,Jardins, São Paulo, fone (11)3062-4000)

Considerado como um dos melhores italianos do país, certamente é o mais caro. Uma continha ali passa fácil dos R$400,00 por pessoa...O fato é que o chef Salvatore Loi não cria modismos mas executa com perfeição todos os clássicos que fizeram a fama da casa, como o risoto ao barolo com linguiça toscana, um dos meus pratos favoritos. Uma vez em que estivemos lá, demos de cara com o hoje candidato à presidência, José Serra. Aliás, este deve gostar muito de uma boa mesa, pois já o encontrei em outro grande restaurante em São Paulo, em que ele estava em mesa bem animada junto com ninguém menos que Fernando Henrique Cardoso (que amo!) e Tasso Jereissati. É mole?
A foto veio deste site aqui

Estão aí então, os endereços dos melhores segundo o Guia 4 Rodas. Para anotar e ir ticando depois...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget