sábado, 26 de janeiro de 2013

Dicas Para Noivas Começando Com a Escolha do Bolo

Oi gente:
Hoje vou fazer um post que acho que vai ajudar muitas noivinhas por aí...
Resolvi escrever uma série de dicas para organização de festas de casamentos, porque tenho ouvido muitas dúvidas das minhas clientes sobre várias questões relacionadas a isto. Então hoje será a dica número UM e vou começar logo por um dos meus assuntos favoritos: o bolo.

Dica número um: a escolha do bolo.

Quando você for contratar seus doces e bolo, tenha em mente que a esse momento você já terá que ter decidido sobre a decoração, pois o bolo principalmente deverá seguir o decor de sua festa. Por exemplo, se a decoradora vai usar rosas vermelhas, em nada vai combinar um bolo com gérberas amarelas, entende? Portanto a primeiríssima coisa a definir é a sua decoração, para depois disso escolher o bolo. As perguntas que mais vejo no atelier são as seguintes:

Tenho que servir o bolo aos convidados?
Não tem, mas que fica elegante servir, fica. Porém, o bolo faz parte da decoração da festa e destruí-lo durante a mesma é realmente uma pena. A minha sugestão para quem quer servir o bolo, é preparar um separado, com a mesma cor de pasta americana do bolo escolhido, não precisa ter nenhum detalhe. Este bolo pode ser servido por um garçon, que pode leva-lo de mesa em mesa, num carrinho. O ideal é que seja servido para aquelas pessoas que já estão há algum tempo sem comer nada, sabe tipo as duas ou três da manhã com a festa pegando fogo e os convidados já meio altinhos? Fica ótimo servir um bolinho nesse momento, pois o açúcar "cura" o excesso de álcool.

Minha festa é colorida mas quero o meu bolo todo branco, combina?
Claro que combina. Bolos brancos combinam com tudo e até acho que numa festa multicolorida, um bolo branco se destaca ainda mais.


Vi um bolo lindo todo cheio de rosas, mas a decoradora vai usar flores do campo. Posso fazer esse bolo de rosas mesmo assim?
Acho que o bolo sempre deve estar de acordo com a decoração. Uma vez uma noiva me contratou dizendo que a decoração seria cheia de copos de leite. Fiz o bolo então usando essas flores. Só que a decoração mudou e ela esqueceu de me avisar. Quando cheguei, tive a surpresa de ver um salão completamente decorado com lavandas, aquelas florzinhas de cor lilás. Fiz uma operação no bolo naquela mesma hora, tirei todos os copos de leite do bolo e comecei a fazer mini lavandas ali mesmo no local. A sorte é que como sou muito pontual nas entregas, tive tempo de "arrumar" aquele bolo.

Ainda usam casalzinhos no topo?
Sim, ainda usam, mas a febre passou. Os casalzinhos de noivos podem ser de dois estilos: clássico ou engraçado. O clássico ( noivos apaixonados, de mãos dadas, ela no colo, ele de joelhos, casal de pombinhos, etc...) combinam com bolos mais românticos, florais e luxuosos. O engraçado ( uma caricatura dos noivos, as vezes combinando com algum hobbie que os dois tenham, ele fugindo dela, etc...) combina com bolos mais modernos, sem tantas flores. Eu pessoalmente JAMAIS faria um bolo em que no casalzinho o noivo estivesse fugindo da noiva ou casando-se contrariado ( já tive que fazer noivo agarradado em balde de cerveja enquanto a noiva o arrastava para casar), fico pensando o que leva uma noiva a querer passar esse recibo? Fora que acaba com toda a elegância do bolo. Mas tem gosto para tudo...

Casais engraçados, a febre passou mas ainda dá para usar.

Casal romântico, nunca sai de moda!

Não quero um bolo todo branco, quero um colorido que combine com o tema da festa. Vai ficar "over"?
Não, vai ficar é lindo! Porém, o bolo não precisa necessariamente ter todas as cores da festa. Se a sua festa terá na decoração as cores preto, pink, amarelo e verde, um bolo em pink e amarelo por exemplo, pode ficar lindo! Eu pessoalmente quando pego um bolo cuja festa terá muitas cores, gosto de escolher duas cores predominantes para o bolo.




Faço de quantos andares? Quantos verdadeiros?
A quantidade de andares vai depender do pé direito de onde será a festa. Num lugar com pé direito muito alto, um bolo de três ou até quatro andares, some. Já num lugar com pé direito mais baixo, um bolo de três andares pode perfeitamente servir. Bolos de dois ou três andares ficam lindos, mas devem ser colocados na mesa de doces junto aos mesmos. Se colocados em mesa separada eles simplesmente somem. Já bolos altos ficam lindos em destaque, num lugar só para eles, assim como se colocados também junto aos doces. E costumo fazer um ou dois andares de bolos verdadeiros, depende da noiva.

Quanto tempo dura o bolo fora da geladeira e congelado?
Fora da geladeira ele dura uma semana. Congelado, se o recheio for simples e não a base de frutas ele dura uns quatro meses. Algumas noivas congelam o bolo por um ano, para comer no aniversário de casamento. Se esse for o seu desejo, escolha um recheio simples, brigadeiro, doce de leite, etc... Nada de cupuaçú ou baba de moça. E prefira uma massa de bolo estilo inglês, quase como um panetone, pois estes duram mais. Na teoria SÓ PODE CONGELAR POR QUATRO MESES, mais que isso o risco é de você realmente comer um doce estragado e arriscar a sua saúde. E vão por mim, se comer bolo congelado por um ano desse certo, o meu primeiro casamento teria dado, hahahahaha. Graças ao meu bom Deus que não deu, porque me casei de novo, com o homem da minha vida, não fiz nada disso de comer bolo de ano, e estou casada há quase vinte anos. Acho que deu para me fazer entender, né?

Que estilo mais vai combinar com a minha festa?
Vejamos... Se você quer uma decoração moderna, clean e sem muitas flores, pode optar por um bolo super moderno também, colorido, diferente. Quanto mais clean sua decoração, mais colorido e com informação o seu bolo pode ser.
Como este aqui, por exemplo, que é um bolo dos mais diferentes que eu já vi, perfeito para uma festa bem moderna e descolada:


Se sua festa é clássica, super romântica e cheia de flores, opte por um bolo clássico também, como este:


Se vai casar na praia, pode muito bem usar um bolo praiano, com estrelas do mar, essas coisas... Se o tema for festa árabe, porque não usar um bolo ultra temático? Como este aqui:


Existe "moda" para bolos?
Sim, como quase tudo na vida, os bolos também seguem tendências. Como disse anteriormente, há uns dois anos atrás existiu a febre dos noivinhos engraçados. Passou e o clássico casal romântico é o que está mais em voga. Com o casamento do príncipe William e da princesa Kate, os bolos ultra românticos e clássicos de muitos andares, com muitas flores, voltaram com TUDO!
Também entraram em moda os naked cakes, que são bolos sem a pasta americana cobrindo, com os recheios aparentes e os com rufles, que são uma espécie de babadinho por todo o bolo. Eu amo os bolos RUFLES!
Bolo do casamento do príncipe William e princesa Kate, majestoso e romântico, esse estilo está super em alta!

Os bolos rufles podem ser coloridos ou brancos, ficam lindos e combinam tanto com decorações mais modernas quanto com as mais clássicas!

Os naked, ou nús, ficam lindos numa decoração romântico- rústica, para noivas modernas e antenadas.
Espero que este post de hoje tenha ajudado a tirar algumas dúvidas. O bolo é depois da noiva, a maior atração da festa e deve ser escolhido com muito cuidado. Quando for escolher o seu, escolha um profissional que saiba navegar por todos os estilos, com o qual você se identifique. Com esses cuidados você vai ter no seu casamento o bolo com o qual sempre sonhou!
Até o próximo post!

Um comentário:

  1. Adorei as suas dicas e sem duvida vou aproveitar muito delas.
    Obrigada por resolver algumas de minhas duvidas, e que tbm são duvidas de varias outras noivas.
    Boa sorte em seu trabalho!!!

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget